Explicações da Foz do Brasil Através do requerimento nº 200 o vereador JOVINO CARDOSO NETO (DEM) pede esclarecimentos a Concessionária do Serviço Público de Esgotamento Sanitário de Blumenau – Foz de Blumenau, subsidiária da Foz do Brasil sobre as obras que estão sendo realizadas no município. O presidente da câmara quer saber porque a drenagem urbana não está sendo efetuada conjuntamente com a implantação da rede de esgoto, uma vez que o saneamento deve ser tratado de forma integrada, conforme dispõe o artigo 2º, inciso II, da Lei Federal nº 11.445, de 05 de janeiro de 2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico, e conforme orientam os especialistas da área.
O vereador também pede que a concessionária encaminhe ao legislativo cópia dos seguintes documentos, que são de fundamental importância para o exercício do poder fiscalizatório, e preste as informações abaixo relatadas:
O vereador também pede que a concessionária encaminhe ao legislativo cópia dos seguintes documentos, que são de fundamental importância para o exercício do poder fiscalizatório, e preste as informações abaixo relatadas:
· Estudo de Impacto ambiental das obras de esgoto, conforme estabelecido na Lei Federal 6938/81 da Política Nacional do Meio Ambiente, na Resolução no. 01/86 do Conselho Nacional de Meio Ambiente – Conama e na Resolução Consema 04/08 do Conselho Estadual de Meio Ambiente.
· Licença ambiental expedida pelo órgão ambiental competente Municipal ou Estadual ( Faema ou Fatma ).
· Projetos executivos completos da rede de esgoto coletora principal e secundárias, devidamente aprovados nos órgãos competentes.
· Projetos executivos completos do sistema de tratamento a ser efetuado, com respectivos memoriais descritivos e de cálculo de projeto, execução e também de processo, devidamente aprovados nos órgãos competentes.
· Memoriais de Cálculo e Memoriais descritivos que contenham todo o dimensionamento da rede de esgoto, bem como toda discriminação da obra e dos serviços executados, inclusive dos quantitativos dos serviços a serem executados e especificações técnicas dos materiais.
· Apresentar um relatório das interferências das obras da rede coletora de esgoto que estão interferindo na rede pluvial e nas vias públicas.
· Apresentar a ART – Anotação de Responsabilidade Técnica do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia de Santa Catarina – Crea/SC, de todos os serviços executados, discriminando todas as empresas e profissionais envolvidos, inclusive das eventuais sub-empreitadas, conforme determina a Legislação Federal e Resoluções e Normativos dos Conselhos Federal e Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia – Crea e Confea.
· Apresentar a comunidade de forma clara os profissionais e empresas responsáveis pelos projetos em todos os seus aspectos técnicos, bem como dos responsáveis pela execução dos trabalhos conforme determina o Artigo 16 da lei 5.194/66;
· Apresentar o Cronograma Físico e Financeiro referente às obras de esgoto e dos serviços diretos e indiretos da implantação da rede.
· Uma vez que empresa Foz do Brasil assumiu o sistema de tratamento atual, informar e apresentar a ART ou AFT ( Anotação de Responsabilidade Técnica ou de Função Técnica ) do Conselho Profissional competente (Crea/SC ou do CRQ/SC – Conselho regional de Engenharia ou de Química) do responsável pelo atual sistema de tratamento de efluentes do município.
· Informar qual é a destinação atual do resíduo sólido contaminante (Lodo) proveniente das estações – ETEs (Estações de Tratamento de Efluentes).
· Apresentar o relatório de Análise do Monitoramento das ETEs, conforme Resolução 357do Conama.
· Informar qual o tratamento ou especificação que será implementado ou que está sendo utilizado nas tubulações de concreto para evitar futuramente eventual infiltração de esgoto no solo que possa contaminar o meio ambiente.
· Apresentar o Estudo Ambiental Simplificado, conforme Resolução Consema 04/2008 para a estação de transbordo de resíduos de qualquer natureza.
Estar no mesmo partido do prefeito, não significa ser submisso a ele. Parabéns vereador Jovino.
ResponderExcluir