Estrutura
A Secretaria de Geologia é formada por três diretorias principais. A Diretoria de Análise e Cartografia de Riscos Naturais é responsável pelo mapeamento geológico-geotécnico e pela investigação de solo das áreas de risco. É nesse setor que serão gerados os mapas de área de risco com as restrições de ocupação recomendadas.
A estrutura também é formada pela Diretoria de Projetos, no qual são desenvolvidos projetos de engenharia para prevenção e contenção de escorregamentos. Já a diretoria do Sistema Alerta cuidará do monitoramento de riscos por meio do AlertaBlu.
O Sistema de Monitoramento de Alerta de Chuvas Intensas de Blumenau (AlertaBlu) é um sistema de alerta meteorológico cujo convênio de implantação foi assinado, no início de 2011, com o Ministério da Integração Nacional.
Com a liberação do valor previsto, o município poderá contar com uma rede de 30 estações pluviométricas, um radar e uma estação meteorológica automática. Operando em regime contínuo, o sistema poderá realizar previsões do tempo localizadas, com até seis horas de antecedência, inclusive de escorregamentos.
As equipes são formadas por profissionais de áreas diversas e complementares tais como Arquitetura, Engenharias Civil e Florestal, Biologia e Geologia. Recentemente, o corpo técnico recebeu reforço com a chamada de profissionais selecionados por concurso público, o que permitirá a continuidade dos trabalhos.
“Encontrar geólogos, por exemplo, e estruturar um grupo técnico com esse perfil, é um desafio, mas hoje Blumenau avança muito”, lembra o secretário municipal de Planejamento Urbano, Walfredo Balistieri, que participou do processo desde a tragédia de 2008.
Papel estratégico e decisivo no planejamento urbanoCriada em janeiro de 2009 para prevenir novas ocupações em área de risco por meio do estudo das regiões críticas, a diretoria de Geologia também trabalha na identificação, no mapeamento e na análise de pelo menos 35 áreas de riscos, bem como na elaboração e na captação de recursos para projetos de prevenção e recuperação.
Os dados levantados são usados para orientar o uso e a ocupação do município, a emissão de alvarás de novas construções, abertura de novas ruas e, quando necessário, a entrega de notificações para desocupação e desmonte de edificações em risco. Paralelamente, a Geologia analisa regiões pontuais segundo demanda e acumula mais de 3,5 mil atendimentos já realizados desde vistorias, emissão de pareces técnicos, respostas a processos e solicitações externas.
“Cada vez mais a Segeo desempenha um papel decisivo e norteador nas ações de todo o poder público, em especial quanto a planejamento urbano”, resume Balistieri.
Nenhum comentário:
Postar um comentário